Fique a vontade!!

Bem... para quem não fala muito da sua vida... é estranho estar a fazer um blog... mas não!!! Este blog é mesmo para os meus amigos, para que o nosso contacto constante nunca se perca nas adversidades da vida. É para vocês... que me têm acompanhado... aqueles que têm ficado "menos lembrados" nunca foram esquecidos. Estou sempre aqui... ou ali... o que interessa é que "ainda" estou. Até sempre!!! e logicamente divulgar a minha profissão

terça-feira, 26 de julho de 2011

LIOs premium e fácicas provocam um aumento da cirurgia refrativa baseada em lentes

Os lentes exigem que os clínicos reforcem a avaliação pré-cirúrgica, a orientação e o acompanhamento dos pacientes.

A cirurgia refrativa baseada em lente é uma alternativa viável em relação à cirurgia refrativa baseada em córnea para muitos pacientes, segundo vários especialistas.

Ela oferece uma variedade mais ampla de correções sem complicações como resplendor, halos e diminuição da sensibilidade de contraste. Os procedimentos baseados em lente também ajudam os pacientes a não dependerem de lentes de contato e óculos.

O membro da OSN Cataract Surgery Section, Dr. R. Bruce Wallace III, afirmou que os melhores resultados estão atraindo os pacientes para a cirurgia refrativa baseada em lentes ao invés dos procedimentos baseados em córnea.
“A cirurgia refrativa baseada em lentes] é um campo instigante”, afirmou o Dr. Wallace. “É uma área que evoluiu recentemente para algo muito mais previsível. Portanto, podemos oferecê-la até para pacientes que não apresentam cataratas.

As opções de lentes incluem as multifocais como a AcrySof ReSTOR (Alcon) e a ReZoom (Abbott Medical Optics) e a monofocal acomodativa como a Crystalens (Bausch & Lomb).

As LIOs fácicas aprovadas pelo órgão U.S. Food and Drug Administration (FDA) incluem a Verisyse (AMO) e a Visian ICL (STAAR Surgical).

O FDA aprovou a multifocal difrativa Tecnis (AMO) em janeiro 2008, a última geração da Crystalens, a HD, em junho 2008 e a LIO tórica anesférica AcrySof IQ (Alcon) em março.

Além disso, a LIO Synchrony acomodativa bifocal (Visiogen) e a LIO Tetraflex acomodativa (Lenstec) estão sendo submetidas a testes clínicos pelo FDA.
Crescimento na área

O número de cirurgias refrativas baseadas em lentes aumentará na próxima década, principalmente com lentes acomodativas, afirmou o editor médico chefe da OSN, o Dr. Richard L. Lindstrom.

“Se houver uma pesquisa com os oftalmologistas questionando sobre o que acreditam estar fazendo daqui a 10 anos, todas as respostas estarão relacionadas às LIOs acomodativas”, afirmou o Dr. Lindstrom. “Atualmente, a cirurgia refrativa baseada em lentes está concorrendo com a cirurgia refrativa baseada em córnea”.







A cirurgia refrativa baseada em lentes preencherá uma lacuna deixada pela queda da cirurgia refrativa baseada em córnea, devido à retração econômica, segundo ele.

Um crescimento da cirurgia refrativa baseada em lentes exigirá que os oftalmologistas acelerem a triagem diagnóstica, o aconselhamento dos pacientes e o acompanhamento do pós-cirúrgico, afirmou o Dr. Y. Ralph Chu.

“Basicamente, a cirurgia de catarata se tornou uma cirurgia refrativa”, afirmou o Dr. Chu. “Ela exige precisão em relação às medições necessárias para implantar as lentes, desde a queratometria ao comprimento axial”.
Aprovações recentes

As lentes multifocais anesféricas Tecnis, aprovadas recentemente, abordam questões como o resplendor, halos e sensibilidade de contraste reduzida, afirmou o Dr. Chu.

Além disso, a Crystalens HD aumenta a visão de leitura e a variedade de foco.

“Do meu ponto de vista, esta plataforma representa uma melhoria significativa em relação às gerações anteriores da Crystalens”, opinou ele. “Estávamos satisfeitos com as gerações anteriores da Crystalens. Gostávamos da plataforma acomodativa pois fornecia uma variedade ampliada de foco, sem os problemas de qualidade de visão. Com a Crystalens HD, realmente observamos pacientes com uma melhor visão de leitura e maior variedade de foco do que nas gerações anteriores. Neste momento, esta lente tem sido a nossa escolha predominante para perda e correção de presbiopia”.

A Crystalens é a escolha ideal pois aumenta a visão de perto e intermediária sem reduzir a qualidade da visão de longe, afirmou o Dr. Lindstrom.

“É a minha resposta imediata”, ele afirmou. “É a minha primeira opção de lente”.
Combinação e adaptação, outras opções

O Dr. Wallace afirmou que a ReSTOR, ReZoom e Crystalens são opções confiáveis e sólidas na sua prática.

“Usamos as três. Depende da situação do paciente”, explicou.

A combinação e a adaptação de LIOs é uma opção, especialmente com a ReSTOR e a ReZoom.

“Normalmente iniciamos com um paciente que acreditávamos ser um bom candidato para as lentes ReZoom”, afirmou o Dr. Wallace. “Se a sua visão de perto não atender às nossas expectativas nas primeiras duas semanas de visitas pós-cirúrgicas, considerávamos a colocação da ReSTOR no segundo olho. Obtivemos bons resultados com isso”.

O Dr. Lindstrom explicou que normalmente os pacientes não têm problemas com a combinação e a adaptação.

“Há um pequeno período de adaptação neurológica, em que os pacientes precisam se adaptar à nova visão” explicou. “Mas com o tempo e incentivo, quase todos se adaptam neurologicamente”.

As LIOs fácicas são uma opção viável para pacientes com um grau alto de miopia que não são candidatos ideais para LASIK ou PRK, segundo o Dr. Lindstrom.

Virtualmente qualquer erro refrativo pode ser corrigido com um implante de lente, ele afirmou.

O glaucoma também é uma indicação para a cirurgia refrativa baseada em lentes, afirmou o Dr. Lindstrom.

“É o paciente que tem glaucoma ou com suspeita importante de glaucoma, além de erro refrativo significativo e possivelmente uma catarata precoce”, explicou. “Também estamos aprendendo que a remoção do cristalino tem um impacto significativo para a redução da pressão intraocular”. — por Matt Hasson

Nenhum comentário:

Postar um comentário