Fique a vontade!!

Bem... para quem não fala muito da sua vida... é estranho estar a fazer um blog... mas não!!! Este blog é mesmo para os meus amigos, para que o nosso contacto constante nunca se perca nas adversidades da vida. É para vocês... que me têm acompanhado... aqueles que têm ficado "menos lembrados" nunca foram esquecidos. Estou sempre aqui... ou ali... o que interessa é que "ainda" estou. Até sempre!!! e logicamente divulgar a minha profissão

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Polêmica!! Lentes intra ocular acomodativa funciona?




Desde 1994, com o advento das lentes intra-oculares dobráveis e a facoemulsificação, muita coisa já foi agregada à prática médica que melhoram os resultados das cirurgias de catarata, garantindo ao paciente uma recuperação da visão tranqüila e, também, qualidade de vida. Hoje vamos falar um pouco das lentes Asféricas e Acomodativas.

As lentes Asféricas foram desenvolvidas a partir da tecnologia criada para as ópticas de telescópios e das mais novas câmeras fotograficas, sem aberrações e com a mesma curvatura em toda a sua superfície. A princípio, nada aparentemente inovador. Normalmente vem associada com um filtro ultra-violeta e de luz azul o que protege a retina de doenças degenerativas. Essas lentes são constituídas por acrílico de alta biocompatibilidade e a sua principal característica é uma alta-definição nas diferentes condições de luz e situações do dia-a-dia. Em caso do paciente possuir, também, astigmatismo, as lentes asféricas o corrigem.

Já as lentes Acomodativas são uma nova geração de lentes intra-oculares e tem recentemente se tornado o método de escolha para recuperar a visão de pacientes para a longe e perto. Tem como vantagem uma melhor visão noturna, menos reflexos, melhor contraste e menos sensibilidade a decentrações e posicionamento no interior dos olhos. São superiores as lentes multifocais disponíveis pois não há diferenças em sua superfície que causam reflexos a noite e dificuldades de adaptação.

O prognóstico é realmente muito bom. Alguns estudos internacionais já mostram que os pacientes ficam livres dos óculos para longe e para perto em mais de 90% dos casos. Fonte Portal da oftalmologia.

Na minha opinião, tudo depende do diagnóstico que é feito, o paciente e o médico, em conjunto, poderão decidir pela substituição do cristalino opaco por uma lente artificial com capacidade monofocal ou multifocal. “Há pacientes que gostam de usar óculos e optam pela monofocal, que é indicada para proporcionar uma visão de qualidade para longe", acrescentando que essa lente também pode corrigir o astigmatismo. Trata-se de uma evolução recente das lentes intraoculares monofocais. "Até pouco tempo corrigiam somente a miopia e a hipermetropia".

Lentes que corrigem o astigmatismo, denominadas tóricas, trouxeram um avanço tecnológico com a modificação da sua estrutura. "A correção do astigmatismo com as lentes tóricas representa mais um ganho na qualidade de visão e liberdade os óculos". Já as lentes chamadas acomodativas trazem outras vantagens ao portador de catarata. Devido a sua capacidade de movimentação e ajuste, para frente e para trás, melhoram a visão para longe e trazem benefícios também para perto.

Combinação de lentes

Há situações em que a combinação ideal pode ser uma mescla de lentes com propriedades diferentes, uma para cada olho. Chama-se Mix and Match a indicação de implante de uma monofocal em um olho e uma multifocal no outro, ou uma lente acomodativa e uma multifocal. "Há casos em que este mix personaliza a cirurgia e leva o paciente de catarata a uma satisfação superior com sua nova condição visual".

Trocando por miudos, vai depender muito do que o paciente almeja e o que o proficional oftalmo pode oferecer.Mas não acredito que as lentes acomodativas vão eliminar o uso de óculos em pacientes que tiveram catarata, creio que pode-se aliviar o processo por algum tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário