Fique a vontade!!

Bem... para quem não fala muito da sua vida... é estranho estar a fazer um blog... mas não!!! Este blog é mesmo para os meus amigos, para que o nosso contacto constante nunca se perca nas adversidades da vida. É para vocês... que me têm acompanhado... aqueles que têm ficado "menos lembrados" nunca foram esquecidos. Estou sempre aqui... ou ali... o que interessa é que "ainda" estou. Até sempre!!! e logicamente divulgar a minha profissão

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Entrevistas mais antigas!!!!



Jornal do Parana
Da redação - Um novo profissional estará cuidando da saúde visual de toda população brazense e região. Formado em bacharel em optometria, Ricardo Slonski, proprietário da Ótica Centauro, se dedica em cuidar da saúde primária da visão, ou seja, antes de se passar para um outro profissional da visão, deve-se primeiro passar pelo optometrista, para depois ser encaminhado. “No Brasil temos vários profissionais dedicados à visão, como o oftalmologista, bacharel em optometria, tecnólogo optometrista e técnico. Todos são profissionais formados, sendo o bacharel o nível mais alto em optometria”, explicou.

Ricardo esclareceu também a diferença entre as atividades realizadas por um oftalmologista e um optometrista. “A diferença básica é que o oftalmologista cuida do olho para parte de dentro e o optometrista, para fora. O paciente quando chega para ser atendido é examinado por mim e se for uma patologia ou uma necessidade mais grave, é encaminhado para o outro profissional”, destacou, revelando ao Jornal do Paraná que pretende montar um consultório no município de Wenceslau Braz e um em Piraí do Sul, além do projeto de triagem, envolvendo várias cidades da região.
Para receber o diploma de bacharel em optometria são necessários cinco anos de muito estudo e dedicação. “É uma jornada difícil, mas que vale a pena”, disse Ricardo.

Projeto Rondon (PRIMEIRO OPTOMETRISTA A PARTICIPAR DO PROJETO)

O projeto Rondon tem o intuito de capacitar pessoas em cidades carentes, que necessitam de auxílio médico e qualquer outro tipo de atendimento. O recém formado profissional estará indo para a cidade de Mirangaba, pequena cidade do Estado da Bahia, para dar palestra sobre a sua área, juntamente com uma equipe de vários outros profissionais. “Eu fui escolhido entre todos os alunos de optometria para participar desse projeto. Estou indo nesse grupo para difundir nossa profissão e passar um pouco do que eu sei para que eles possam identificar deficiências visuais e ajudar à comunidade”, finalizou Ricardo que participará do projeto durante quinze dias.

Postado em: 10/12/2009   site.Universidade do Contestado de Canoinhas
Acadêmicos estão animados para participar

Dez acadêmicos e quatro professores da UnC participaram, na última segunda-feira (09), de um treinamento intensivo voltado para a participação da UnC no Projeto Rondon 2010. Neste ano, alunos da UnC realizarão as atividades na Bahia, no município de Mirangaba, que possui cerca de 15 mil habitantes e vai desenvolver temáticas relacionadas às áreas humanas.

Estudantes dos cursos de optometria, pedagogia, enfermagem, artes visuais, fisioterapia e medicina veterinária, dos campi de Canoinhas, Mafra e Curitibanos formam o time de titulares e suplentes que vão participar do projeto.

Para o acadêmico Ricardo Slomski, futuro optometrista, esta é uma chance única. “A participação coletiva de universitários, unidos por uma causa maior, é algo que contribui tanto na comunidade que vamos atuar quanto para nosso crescimento pessoal”, pontua.  Para ele, além disso, há um terceiro elemento: “nós também podemos mostrar a importância da nossa profissão”, garante.

Dos dez alunos que passaram pelo treinamento (que incluiu sala de aula e trilhas), cinco foram escolhidos como titulares e os demais ficam como suplentes. De acordo com a professora Célia Pereira Gomes, coordenadora da participação da UnC no Projeto Rondon, a escolha foi feita com base nas necessidades da comunidade e em acadêmicos que estão em fases mais avançadas.

A pró-Reitora de Extensão e Cultura, Ilze Salete Chiarello, demonstra a satisfação da Universidade em participar do projeto pelo segundo ano. “É possível perceber que os alunos estão se envolvendo e empenhados em fazer o melhor pela comunidade”, explica. A atuação da equipe no município baiano se dará entre os dias 15 e 30 de janeiro do próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário