Fique a vontade!!

Bem... para quem não fala muito da sua vida... é estranho estar a fazer um blog... mas não!!! Este blog é mesmo para os meus amigos, para que o nosso contacto constante nunca se perca nas adversidades da vida. É para vocês... que me têm acompanhado... aqueles que têm ficado "menos lembrados" nunca foram esquecidos. Estou sempre aqui... ou ali... o que interessa é que "ainda" estou. Até sempre!!! e logicamente divulgar a minha profissão

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Óleo de semente de uva auxilia doenças oculares

A Videira que vem da família Vitis Vinífera é uma planta típica do Sul da Europa a oeste da Ásia, a Videira tem outra denominação que é "Parreira". É uma planta de clima temperado. No Brasil, a região que ela é mais cultivada é no Sul do país, porém no Nordeste seu cultivo vem aumentando, devido a técnicas de irrigação. Ela é utilizada na produção de vinhos, vinagres, sucos e muitos outros.

Localização

Semente da Uva:

Alemanha, França e Itália foram os primeiros países a beneficiarem a semente da uva, já na América do Sul a Argentina e o Chile foram os primeiros. No Brasil as sementes da uva eram usadas como ração para gado e também serviam para aterro, não sendo destinadas a nenhum uso mais importante.

A semente da uva contém: Vitamina E (Toceferol - Antioxidante, Flavonóides, Ômega 6, Bioflavonóides ou PCO que foi descoberto ser vinte vezes mais potente que a Vitamina C e cinqüenta vezes mais potente que a Vitamina E.

Informações:

3.1 Óleo da semente da uva:

Desde 1930 o óleo da semente da Uva vem sendo usado como óleo comestível. Os maiores produtores mundiais do óleo de semente de uva são Estados Unidos, Espanha e Itália. Atualmente já se sabe do grande potencial econômico que o óleo comporta. Óleos e gorduras são constituídos predominantemente de tri ésteres de ácidos graxos (ácidos de elevada massa molecular) e triglicerídeos. São insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos. Devido às suas excepcionais qualidades, o óleo de semente de uva pode substituir praticamente todos os óleos vegetais tradicionalmente consumidos. Para a extração do óleo é necessário 200kg de sementes para cada 1L de óleo. Este é o óleo que resiste a maior temperatura.

3.2 Extrato da Semente da Uva:

O extrato é feito com a uva inteira, por ter mais atividade antioxidante do que somente a semente, e é uma das fontes mais ricas de proantocianidinas (antioxidante).

3.3 As principais áreas que a semente da uva pode ser aplicada são nas indústrias:
Alimentícias:

O óleo da semente da uva que é comestível tem uma utilidade muito importante, substituindo com vantagens o azeite de oliva, sua digestibilidade é de 97,2% enquanto que a do azeite de oliva é de 95,0%. Pode ser utilizados em pratos finos, saladas, frituras, massas e molhos. A farinha que substitui de 5% a 10% da farinha tradicional por farinha de sementes de uva, que pode ser usada em massas, bolos, panquecas, biscoitos, barras de cereais, frituras, carnes e peixes.

Farmacêuticas:

Possui grande potencial nos medicamentos de uso interno que precisam de óleo como transporte. Na produção de cápsulas e complexos vitamínicos.

Químicas:

Usada na fabricação de cosméticos como sabonetes finos, sabão, shampoo, creme hidratante para a pele e óleos corporais que substitui o famoso óleo de amêndoas doces, muito usados por grávidas para evitar estrias. Seu uso resulta na obtenção de um produto de alta qualidade e com vantagens econômicas.

3.4 A semente da uva pode ajudar a:

Impedir doenças no coração - O risco de ataque cardíaco e infarto podem ser reduzidos com este antioxidante potente, acredita-se que ele impede o desenvolvimento de plaquetas que podem bloquear as artérias. Estudos recentes indicam que PCO´s podem funcionar tão efetivamente como aspirinas, para impedir que as células do corpo se juntem e formem coágulos de sangue (efeito anticoagulante). E os PCO´s não indicaram irritações gastrintestinal ou sangramentos associado a aspirina. Outros estudos também indicam que usando 2 colheres de mesa por dia para substituir outros óleos enquanto cozinha, pode aumentar o HDL(bom colesterol) por 14% e reduzir triglicerídeos por 15% em somente 4 semanas.

Minimizar danos no fibroma - Fibroma é uma dor muscular crônica. O poder antioxidante contido na semente da uva pode ajudar na proteção de células musculares que estão cercadas contra danos.

Prevenção do câncer - O antioxidante trabalha para ajudar a controlar danos celulares, rotineiramente caçando e neutralizando mutações dentro dos materiais genéticos das células que podem gerar uma formação de tumores. Assim prevenindo que se desenvolva os cânceres de pulmão, mama, estômago, próstata, cólon, pele e outras partes do corpo.

Combater Psoríase e Eczema - Participam em manter alguns componentes dentro da pele, como: colágeno e elastina saudáveis. Os PCO´s ajudam a bloquear enzimas que podem interromper a estrutura química desses componentes. Desta maneira os flavonóides, pode ser útil no tratamento de condições inflamatórias como psoríase(dermatite), e esses flavonóides, pode ser útil para reações alérgicas que podem causar Eczema.

Combater a Catarata e a Degeneração Macular - O extrato da semente da uva melhora a circulação sanguínea nos pequenos vasinhos dos olhos, onde algumas doenças do olho podem causar bloqueios e enfraquecimentos (prejudiciais) que resultam em danos na visão, tendo, por exemplo, a Catarata.

Diminui sintomas alérgicos - Como um anti-histamínico natural o extrato da semente da uva pode ajudar a controlar espirros, congestões e outras características de uma reação alérgica. O extrato também inibe a liberação de substâncias químicas chamadas de prostaglandinas que podem gerar inflamação durante uma reação alérgica.

Alivia o esforço dos olhos - Pessoas que olham fixamente para monitores de computador por um tempo extenso podem se beneficiar tomando extrato de semente de uva. Estudos feitos recentemente indicam que 3000mg, tomadas diariamente, aliviará o esforço da vista e melhorará a percepção de contraste após 60 dias.

Fonte: Opticanet

Nenhum comentário:

Postar um comentário