Fique a vontade!!

Bem... para quem não fala muito da sua vida... é estranho estar a fazer um blog... mas não!!! Este blog é mesmo para os meus amigos, para que o nosso contacto constante nunca se perca nas adversidades da vida. É para vocês... que me têm acompanhado... aqueles que têm ficado "menos lembrados" nunca foram esquecidos. Estou sempre aqui... ou ali... o que interessa é que "ainda" estou. Até sempre!!! e logicamente divulgar a minha profissão

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Mitos e verdades sobre o cinema 3D. Entrevistado Ricardo Slomski.

Conversei com Ricardo Slomski, optometrista, para saber mais sobre como nossos olhos interpretam filmes em 3D e por que algumas pessoas não conseguem processo que terceira dimensão, assim como os outros.

Jornal: Qual é o maior mito que você ouve sobre a exibição de filme em 3D?

Ricardo Slosmki: Eu diria que o maior mito que ouço sobre a tecnologia 3D em geral é que ele não funciona. Este diferencial de boca em boca e por comentários fóruns on-line. A realidade é que os filmes em 3D e jogos funcionam muito bem estes dias. Uma experiência IMAX 3D com tecnologia 3D moderno é uma experiência incrível, mas as pessoas que não enxergam bem ou tem problemas com seus olhos corretamente não pode ver os efeitos bem ou podem apresentar sintomas de cansaço visual, cefaléia, e náuseas . Estes são geralmente um problema com a pessoa e não 3D em si.

Jornal: Com que freqüência o tema do filme 3D surgem na sua profissão?

Ricardo Slosmki: É curiosidade, mas para nós que moramos no interio o acesso ao 3D é mais difícil, então as perguntas são mais para matar a curiosidade. Mas é um grande tema de conversa agora por várias razões. Primeiro, optometristas são especialistas em visão 3D . Parte do que fazemos é ajudar as pessoas que não têm visão 3D natural ou a percepção de profundidade, ajudamos a alcançá-lo pelo uso de lentes ópticas e atividades terapêuticas. Como a tecnologia se desenvolve as pessoas têm mais perguntas e a ciência visual fornece mais respostas.

Jornal: Como é possível uma pessoa assistindo filme 3D identificar um problema visual?

Ricardo Slomski: Para ver filmes em 3D, cada olho vê uma imagem ligeiramente diferente. Nosso cérebro utiliza a sua "visão binocular" sistema de reunir as discrepâncias pequeno no ângulo e distância de cada imagem, que cria a ilusão de 3D. Algumas pessoas simplesmente não vê o 3D porque seus cérebros são incapazes de processar a visão binocular. Isso não é comum. Mais ou menos 30% da população, pode sentir-se mau em ver um filme em 3D devido a coordenação visual pobre ou falta de estereopsia. Se um espectador experimenta e sente, náuseas, dores de cabeça, tontura e fadiga quando assistindo a um filme 3D, é melhor procurar um profissional da área para uma verificação completa para ver se há um problema subjacente.

Jornal: Quanto aos problemas visuais de 3D, são facilmente tratáveis?

Ricardo Slomski: Em muitos casos, um exame completo vai achar que a visão de um ou ambos os olhos não é clara e um par de óculos ou lentes de contato pode resolver o problema. Em outros casos, os olhos não se alinham exatamente, resultando em um olho cruzados ou errantes. Este é mais complexo, mas muitas vezes pode ser tratada com um programa de terapia da visão. Algumas pessoas têm "olho preguiçoso" chamado ambliopia ou seja, a visão tem sido pobre por um longo tempo, eles não enxergam bem, mesmo com os melhores óculos. Isso também requer tratamento mais extenso. Algumas condições, como doença ou lesão ocular pode resultar em perda permanente da visão 3D, mesmo após tratamento.

Jornal: Cinéfilos queixam-se frequentemente como filmes em 3D são mais escuros do que os seus modelos 2D. Por que o olho humano registar níveis mais baixos de luz durante um filme em 3D?

Ricardo Slomski: Curiosamente, não é tanto o olho humano. Quando você toma o brilho de um filme típico e desviar a metade da luz em um olho e metade para o outro, parece mais escura. Acrescente a isso o fato de que todos os sistemas 3D de filme atual tem óculos ativos ou passivos que bloqueiam parte da luz e podem ficar escuros. A maioria das informações de filmes 3D e estudos vêm de fora, organizações como a VSP Vision Care, da Associação Americana de Optometria e Colégio de Optometristas da Vision Development estão ativamente pesquisando a visão 3D, tenho que dar credito também a um colega optometra VSP Dr. Nathan Bonilla-Warford que me esclareceu algumas duvidas .

Fonte: Jornal do Parana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário