A optometria é uma ciência que cuida do sentido da visão. É responsável pelos cuidados primários em todo o mundo. Identificando e encaminhando quando necessário.
Fique a vontade!!
Bem... para quem não fala muito da sua vida... é estranho estar a fazer um blog... mas não!!! Este blog é mesmo para os meus amigos, para que o nosso contacto constante nunca se perca nas adversidades da vida. É para vocês... que me têm acompanhado... aqueles que têm ficado "menos lembrados" nunca foram esquecidos. Estou sempre aqui... ou ali... o que interessa é que "ainda" estou. Até sempre!!! e logicamente divulgar a minha profissão
quinta-feira, 31 de março de 2011
Marçal Filho quer regulamentar a Optometria
A profissão é especializada no estudo da visão, e já esta consolidada em mais de 130 países
O deputado federal Marçal Filho (PMDB) apresentou no mês passado um projeto de lei que trata da regulamentação da profissão de Optometrista. Profissionais responsáveis pelo atendimento primário da função visual, os optometristas atuam diretamente na prevenção de problemas e nas correção de disfunções visuais.
Estes profissionais Representam a primeira linha de atendimento dos problemas mais comuns da população e fazem a triagem dos casos mais complexos ou graves, remetendo-os aos oftalmologistas.
Serão considerados habilitados para o exercício da profissão aqueles que portarem o diploma de conclusão do curso superior em Optometria em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação.
O Objetivo da optometria é identificar e compensar alterações visuais de origem não patológica como a miopia, a hipermetropia, a presbiopia e o astigmatismo – Alterações que dificultam a visão para perto, para longe e algum casos para as duas situações.
Apesar das acusações, a optometria não usurpa as competências da medicina oftalmológica. Presente em mais de 130 países, a profissão trabalha em harmonia com outros profissionais de saúde, sendo um dos elos fundamentais na equipe multidisciplinar e multiprofissional, em benefício da saúde da população.
“Uma das vantagens da aprovação da profissão é que assim teria como desafogar as consultas oftalmológicas realizadas através do Sistema Único de Saúde (SUS), já que a vaga é muito difícil e demorada”, explicou o deputado.
Na rede pública, o paciente pode esperar meses para ser atendido, sendo que a maioria dos casos poderia ser solucionada pela ação do optometrista, reservando a consulta oftalmológica para os casos mais graves.
A optometria também poderia, por exemplo, tornar realidade o
atendimento primário qualificado da grande massa de alunos da educação
básica, identificando problemas visuais e fazendo a triagem dos casos
patológicos enviando aos oftalmologista que necessitem de atendimento especializado.
Segundo o optometrista Aron Elias Poll, a eficácia do trabalho já é comprovada. “A Organização Mundial de Saúde já publicou dados revelando que nos países onde há este profissional a solução dos problemas visuais é mais rápida e eficiente. A aprovação deste projeto facilitaria o acesso a uma consulta de vista. Como o custo é mais baixo do que uma consulta com o oftalmologista seria permitido também um acompanhamento mais efetivo. É importante ressaltar aqui que o nosso trabalho tem qualidade, somos formados, estudamos para isso”, declarou o profisional.
Outra questão levantada pelos profissionais diz respeito ao exame de vista realizado na retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), hoje a consulta é realizada até mesmo por médicos de outras especialidades, quando poderia haver o credenciamento destes optometristas, junto ao Detran, para aumentar o número e a qualidade dos atendimento.
História
A optometria é uma profissão antiga – surgiu como atividade pela primeira vez nos Estados Unidos por volta dos anos 1860-1870. Hoje, é uma profissão consolidada em mais de 130 países do mundo, entre os quais Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Alemanha, Itália, Espanha, Portugal, Japão, Rússia, China, India, Israel, Austrália, Nova Zelândia, México, Colômbia, Uruguai, cuba, Costa Rica e Líbano, entre outros.
No Brasil, há universidades que já oferecem a formação em optometria, entre as quais a Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, e a Universidade do Contestado em Santa Catariana, que tem seus cursos reconhecidos pelo MEC.
Fonte: Marçal Filho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário