A optometria é uma ciência que cuida do sentido da visão. É responsável pelos cuidados primários em todo o mundo. Identificando e encaminhando quando necessário.
Fique a vontade!!
Bem... para quem não fala muito da sua vida... é estranho estar a fazer um blog... mas não!!! Este blog é mesmo para os meus amigos, para que o nosso contacto constante nunca se perca nas adversidades da vida. É para vocês... que me têm acompanhado... aqueles que têm ficado "menos lembrados" nunca foram esquecidos. Estou sempre aqui... ou ali... o que interessa é que "ainda" estou. Até sempre!!! e logicamente divulgar a minha profissão
quinta-feira, 26 de abril de 2012
Saúde - Optometrista explica como funciona sua profissão e dá dicas de como preservar a saúde dos olhos
Uma profissão que tem ganhado destaque no mercado é a Optometria. O curso superior veio da Colômbia e tem conquistado cada vez mais os profissionais. Responsáveis pelos primeiros cuidados dos olhos, o optometrista saiu das óticas e foi para os consultórios.
Uma profissão que tem ganhado destaque no mercado é a Optometria. O curso superior veio da Colômbia e tem conquistado cada vez mais os profissionais. Responsáveis pelos primeiros cuidados dos olhos, o optometrista saiu das óticas e foi para os consultórios.
O baixo custo das consultas e o atendimento mais criterioso têm chamado atenção dos pacientes de todas as classes.
Ricardo Slomki formado há dois anos, atende em Wenceslau Braz e região e afirma que sua clientela tem aumentado consideravelmente. O especialista procurado pelo Jornal Paraná, responde a seguir, algumas das dúvidas mais frequentes.
JORNAL PARANÁ - Antigamente os profissionais eram chamados de ‘oculistas’, o que mudou desse tempo para cá?
RICARDO SLOMKI – Na verdade o termo ‘oculista’ nunca existiu. É o nome popular do oftalmologista e do dono de óticas. Ainda hoje as pessoas usam esse termo.
JP – O que é Optometria?
RS – É uma área que cuida da saúde primária dos olhos. O optometrista está habilitado para fazer as primeiras análises e em casos de patologia indicamos para um oftalmologista. Na Europa essa divisão já é feita, e em casos de primeira consulta o oftalmo instrui o paciente a procurar um optometrista. No Brasil ainda não chegamos nesse nível, mas acredito nas pessoas e tenho fé que isso irá acontecer.
JP – Qual a relação da Optometria com a Oftalmologia?
RS – Os dois seguimentos da saúde deveriam trabalhar juntos. Mas normalmente não é isso que acontece. Os optometristas têm total aptidão para exercer a profissão, mas o que algumas pessoas alegam é que as óticas estão indo para dentro dos consultórios e vice-versa. Mas o que acontece é que antigamente os optometristas só podiam ficar dentro das óticas, agora o serviço está se popularizando e estamos abrindo consultórios.
JP – Quanto tempo de preparação é exigido para exercer essa profissão?
RS – Para se tornar um bacharel, a pessoa estuda cinco anos. Mas as matérias são específicas para a área dos olhos. Estudamos patologias e colocação de lentes de contato, que ocupa boa parte da grade curricular. A diferença é que não estudamos medicina, como os oftalmologistas, então daí surge à divisão dos profissionais. O que temos que deixar bem claro é que temos conhecimento suficiente para atender os pacientes.
JP – Quantas faculdades existem atualmente no país?
RS – Existem três faculdades particulares no Brasil. O curso é de alto custo e se formam duas turmas por ano. Cada turma tem em média 20 alunos. A profissão está ganhando mercado, e quem sabe daqui para frente oftalmologistas e optometristas trabalhem em conjunto. Existe mercado de trabalho para todos.
JP – Caso o paciente apresente um problema mais sério, qual profissional seria mais indicado para o acompanhamento?
RS – O optometrista pode fazer a primeira avaliação, e diante do diagnóstico deve encaminhar o paciente para um oftalmologista, que é especializado em doenças nos olhos.
JP – Quantos pacientes em média você atende por dia?
RS – Aproximadamente quatro pacientes no período da tarde em Wenceslau Braz. Atendo em várias cidades da região na parte da manhã. Para que seja realizado um bom atendimento é necessário que o paciente permaneça aproximadamente 20 minutos no consultório. O que acontece é que existe atualmente é a sobrecarga de pacientes nos consultórios oftamológicos, principalmente no SUS, por isso as consultas estão cada vez mais rápidas.
JP – Existe alguma precaução no dia a dia para evitar o desgaste na visão?
RS – Sim. Se a pessoa não tiver nem um problema de pele pode lavar o rosto com sabonete antibactericida ou usar um shampoo neutro diluído em água. Para descansar a musculatura ocular, quem trabalha com computador, por exemplo, deve descansar cinco minutos a cada hora trabalhada. Isso ajuda a diminuir inclusive as dores de cabeça.
Fonte: Jornal do Parana
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário